Duração

Conteúdo

Investimento

19 Meses

  •  Acesso On-line
  •  Livros em PDF
  •  Reconhecido pelo Mec
  •  Diplomas registrados pela UEM

 

Promocional – Bolsa de Estudos de cerca de 40% para todo o curso.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Capacitação para o trabalho no ambiente escolar, com os métodos de ensino-aprendizagem, suas tecnologias e a integração com outras disciplinas.

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.

Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.

Quem opta por seguir carreira em Pedagogia deve ter vocação para ensinar, ser paciente e gostar de lidar com crianças e adolescentes.

Um profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental, ou seja, para alunos até a quarta série. Pode também atuar na pré-escola, com as crianças bem menores, como professor ou auxiliar de sala.

Fora das salas de aula, o pedagogo também encontra oportunidades de emprego em ambientes escolares e não-escolares.

Perfil do Profissional de Pedagogia - Você tem vocação?

  • Gostar de lidar com pessoas;
  • Ser comunicativo;
    Gostar de ter conhecimentos gerais;
  • Ter vontade de mudar a sociedade;
  • Gostar de aprender;
    Ser criativo;
  • Conseguir superar preconceitos e barreiras;
    Ser estrategista;
  • Gostar de ensinar.

Mercado de Atuação

O Curso de Formação Pedagógica destina-se aos profissionais portadores de diploma de graduação, em cursos pertinentes à habilitação pretendida, nas áreas exatas e humanas, a fim de viabilizar a formação de professores para o ensino fundamental, ensino médio e educação profissional de nível médio.

Resolução CNE/CP Nº 2/2015. O campo de atuação do formando em Formação Pedagógica. O certificado é expedido e registrado pela própria FAINSEP. Neste documento vai constar, apenas Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior – Licenciatura. O graduado em Formação Pedagógica poderá ser professor das disciplinas que cursou no respectivo curso de graduação, que consta no diploma que apresentou para matrícula. O empregador, tanto de escola pública ou particular, é que vai decidir sobre as disciplinas em que ele pode lecionar. Para fazer concurso para disciplinas em cursos técnicos é exigido que o candidato tenha o curso de Formação Pedagógica. Todos os professores de educação superior também deveriam ter este curso, para que possam trabalhar com fundamentação científica e que os alunos possam obter mais eficácia na sua aprendizagem. Este curso passou a existir a partir de 2015, com a Resolução nº 2 de 2015. Antes era chamado de Programa, que tinha como título: Resolução CNE/CP nº 2, de 26 de junho de 1997 – Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio.

 

Veja extratos da legislação sobre o assunto:

RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Esta Resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.   

Metodologia

Aprender a distância, na FAINSEP, é mais fácil que assistir a aulas em cursos presenciais.
Você acessa, pela plataforma moodle, o conteúdo pronto, escrito de forma bem clara e simples, sem trabalho de anotar o que o professor fala ou escreve. Pode estudar em qualquer lugar e na hora que quiser. Apenas os exames e estágios são realizados de forma presencial.
Nos encontros, são discutidas, em grupo, as atividades e questões que cada um dos alunos respondeu. Em seguida, o professor esclarece as dúvidas e as questões mais complexas e faz uma revisão geral do assunto trabalhado. Fazendo isso, você está preparado para o exame.
Em EAD, o estudante é o principal agente do processo.
Esta é a metodologia inovadora da FAINSEP!

Coordenadora do curso

Profª. Me. Cleide Durante

Graduação em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa, com ênfase em Crítica Literária, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Língua Francesa, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização nos cursos de: Educação a Distância; Neurociência e Aprendizagem, pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (Fainsep). Graduação em Pedagogia, pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (Fainsep). Atua na Educação há 35 anos. Possui experiência profissional no Ensino Fundamental, Médio e Superior (presencial e EAD) e Pós-Graduação (orientação e avaliação de TCC); também em Produção Textual; Língua e Literaturas de Língua Portuguesa; Linguística; Revisão e formatação de trabalhos acadêmicos/científicos. Possui proficiência em Língua Francesa e Espanhola.