Legislação e Educação no Trânsito

   EAD PLENO FAINSEP, SEU CURSO MAIS COMPLETO!

Renata Emy Koyama

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2000) e mestrado em Psicologia Clínica (Psicossomática) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente professora dos cursos de Graduação da Unicesumar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicossomática, psicologia organizacional, recursos humanos e comportamento organizacional.

Disciplina Carga Horária
Metodologia de Estudo e de Pesquisa 60 H
Legislação do Trânsito 60 H
Segurança do Trânsito 60 H
Planejamento Urbano e Gestão de Trânsito 60 H
Educação dos Usuários do Trânsito 60 H
Psicologia no Trânsito 60 H

CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 H

Formar gestores para atuar no planejamento da mobilidade urbana e segurança no trânsito;

Capacitar ou ampliar a competência dos supervisores e fiscais do trânsito;

Capacitar educadores de trânsito para todo e qualquer órgão público e para autoescolas;

Conhecer a legislação para planejar e fiscalizar condições que assegurem a segurança no trânsito; entender os impactos do trânsito na vida urbana, destacando a necessidade de se planejar as políticas em busca de melhores condições de vida da população e do ambiente.

   PÚBLICO ALVO

Educadores e profissionais da área do trânsito, bombeiros, policiais, profissionais de empresas de seguro, instrutores de autoescola, despachantes, corretores de seguro, advogados, consultores e demais portadores de diploma de curso superior em áreas afins.

A metodologia proposta pela FAINSEP compreenderá:
Leituras sugeridas no material didático pelos professores/tutores e de livre escolha dos cursistas.
Resolução de atividades referentes ao material didático.
Investigação e pesquisa sobre tópicos, individualmente ou em equenos grupos, para conhecimento e/ou aprofundamento na área de enfoque.
Estudo individual à distância.
Pesquisa literária através do uso de artigos científicos, hemeroteca, e-books que enfatizam os temas pedagógicos e educação continuada, voltados para a educação no trânsito e suas relações com outras áreas. Pesquisa de campo, seleção e/ou produção de material didático pedagógico, como cartilhas, campanhas, vídeos e outros.
Estudo de casos, fóruns, teleconferências, blogs e outros.
Visitas técnicas.
A metodologia da FAINSEP destaca a necessidade de que o aluno realize a ação-reflexão-ação; para tanto, os tutores possibilitam a orientação e encaminhamento dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem, utilizando as ferramentas virtuais como e-mail, chats, fóruns e outras.
Em casos especiais, ou seja, onde ocorre a formação de turmas com número significativo de alunos, há possibilidade de oferta de tutorias presenciais, acordadas previamente.