
Psicopedagogia Clínica e Institucional
EaD PLENO FAINSEP, SEU CURSO MAIS COMPLETO!
Duração
Conteúdo
Investimento
18 Meses
Acesso On-line
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6 à 12 Meses
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Coordenadora do curso
Nelci Gonçalves Dorigon
Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual
de Maringá , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá ,
especialização em Educação Pré-Escolar pela Universidade Estadual de
Maringá , especialização em Educação a Distância, pela Faculdade Instituto
Superior de Educação do Paraná. Atualmente é professora da Faculdade
Instituto Superior de Educação do Paraná, coordenadora do Polo de Almirante
Tamandaré – Fainsep , coordenadora da Pós-Graduação – Fainsep. Tem
experiência na educação infantil, ensino fundamental e ensino superior
(presencial e EaD), na coordenação de curso de Pedagogia e na Gestão
escolar.
Módulo | Carga Horária |
---|---|
Metodologia de Estudo e Pesquisa | 60h |
Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem | 60h |
Dificuldades e Problemas de Aprendizagem | 60h |
Psicopedagogia Clínica e Institucional | 60h |
Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica | 50h |
Estudo de Casos Clínicos e Institucionais | 50h |
Estágio Institucional | 100h |
Estágio Clínico | 100h |
OBJETIVO DO CURSO
Formar educadores no âmbito clínico e institucional, oferecendo subsídios teórico-práticos acerca das aprendizagens, para realizar estudos e intervenções adequadas, capacitando os profissionais para avaliar os sujeitos com foco na prevenção e intervenção junto às dificuldades, orientação e mediação escolar, atuando junto à escola, família, entre outras.
PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a pessoas interessadas em se preparar para atuar na área da psicopedagogia clínica e ou institucional, educadores de instituições públicas ou privadas interessados em atualizar sua formação profissional e áreas afins.
METODOLOGIA
A metodologia do curso é realizada por meio da Educação a Distância cujo principal objetivo consiste em promover ao aluno o alcance da autonomia nos estudos, com experiências relevantes para o contexto EaD, posto que o aluno possui flexibilidade para escolher o momento mais oportuno para iniciar seus estudos:
– Metodologia Ativa: estudo individual a distância;
– O conteúdo para estudo será ofertado em módulos, mensalmente, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle;
– Leitura, pesquisa e investigação do material disponibilizado;
– Análise e reflexão de filmes e vídeos sugeridos;
– Atividades que favoreçam a compreensão da relação entre teoria e prática;
– Acompanhamento de um tutor no AVA para auxiliar nas dúvidas que surgirem durante os estudos.
– Atendimento remoto para orientação e supervisão dos estágios
– Atividades presenciais de estágio
BASE LEGAL
BASE LEGAL
Os cursos de pós-graduação não precisam de autorização do MEC e nem de reconhecimento, pois a lei prevê que a faculdade, quando devidamente credenciada, pode oferecer cursos de pós-graduação. Vide página inicial deste site em LEGISLAÇÃO, faculdades credenciadas para educação à distância pelo MEC, (bem no início deste link), e ainda, logo abaixo, Pós-Graduação-Base legal , o Art. 1° da Resolução CES/CNE n° 1/2007. A FAINSEP é credenciado para educação a distância, e, como tal, os estudantes podem realizar seus estudos em casa ou onde quiserem. Isso está fundamentado na LDB, Lei n° 9394/96 em seu Art, n° 47, §3°. Assim, a frequência, nos cursos de pós-graduação, é obrigatória apenas para os exames, que devem ser presenciais. Em caso de cursos em que seja necessário exigir estágio, atividades práticas e de laboratório, tal exigência constará do respectivo projeto de curso. As matrículas em pós-graduação podem ser feitas a qualquer momento, pois a oferta dos cursos é por módulos que são oferecidos em sequência. Você inicia o curso pelo próximo módulo que tiver início, após sua matrícula. Cada curso é constituído de módulos, sendo oferecido na sequência, conforme consta no projeto. O trabalho de conclusão de curso não está incluído nestas horas. A Lei exige que 50% do corpo docente seja constituído de doutores e mestres. Os outros 50% devem ser no mínimo especialistas nas respectivas áreas de formação. A carga horária dos cursos varia entre 360 e 600 h/a.
BASE LEGAL
I – INTRODUÇÃO E BASE LEGAL O curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional tem por base legal a Resolução nº 01/2001 e Resolução 01/2007 CES/CNE/MEC. É oferecido pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná – FAINSEP, credenciada pelo MEC para oferecer cursos de graduação a distância, por meio da Portaria 2.694/2004, publicada no Diário Oficial da União do dia 03/9/04, seção 1, p. 20. Em decorrência disso está também automaticamente credenciado para oferta de cursos de especialização. Assim sendo, é a própria FAINSEP que expede certificados desses cursos, que independem de autorização e de reconhecimento específicos, conforme prevê o Art. 7° da Resolução n° 1/2007 CES/CNE/MEC. Nesse processo, procura compreender os fatores e os problemas que surgem durante a aprendizagem e construir alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender. Para tanto, é necessário que o psicopedagogo adquira um conhecimento profundo sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, a fim de que possa detectar possíveis fatores que afetam esse processo e assim poder realizar diagnósticos/intervenções adequadas e significativas. Apesar de a escola não ser o único campo de atuação do psicopedagogo, é nela que afloram os principais problemas relacionados à aprendizagem. Por isso a importância de o curso oferecer a contextualização das discussões acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Acredita-se que o psicopedagogo deve exercer sua ação tendo em vista a reflexão sobre a complexidade da constituição do sujeito na atualidade. São inúmeros os fatores que interferem no processo do (re) aprender. Conhecer esses fatores é primordial para que, em vários âmbitos sociais, inclusive na família, na escola, nas instituições sociais, nos 2 ambientes profissionais, seja possível identificar as causas que vêm interferindo nas interações dos sujeitos e na aprendizagem. Sendo assim, o curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FAINSEP oferece uma estrutura que proporciona essas relações considerando que a formação clínica do psicopedagogo se faz por meio da articulação entre teoria e prática, de forma interdisciplinar. Tal articulação, também pode ser entendida como um elemento gerador de demandas, tendo em vista a ampliação de suas opções de atuação, as quais podem ocorrer em instituições escolares, socioeducativas, projetos sociais, secretarias municipais de educação, Superintendência de Ensino, além de ampliar a formação de diferentes profissionais, tais como: diretores, supervisores, professores, entre outros. Prevê-se que este curso seja realizado em fluxo contínuo, através de estudos orientados. Propõe ao estudante que haja um atendimento individualizado ou em pequenos grupos, com encontros, na FAINSEP, para orientação do estágio, conforme cronograma, ou quando cursistas e professores entenderem que se faça necessário. São oportunidades para melhores esclarecimentos e orientações. Os módulos (disciplinas) do curso podem ser concluídos em 10 meses. Terá mais 04 ou 06 meses para a elaboração e apresentação do trabalho final de conclusão de curso. A frequência não é obrigatória. Os exames referentes a cada módulo serão feitos pela Plataforma Moodle e a apresentação do trabalho final de conclusão de curso será presencial. O curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional visa atender graduados nas áreas de Pedagogia, Psicologia e professores das várias áreas e demais profissionais da educação interessados em atualizar sua formação educacional fornecendo instrumentos para auxiliá-lo em sua prática.